Minho

O Minho é uma região portuguesa localizada no litoral norte do país e era uma antiga região natural denominada como “província” e legalmente instituída através da reforma administrativa em 1935.

Um dos responsáveis pela separação de Portugal e Espanha, o Rio Minho sede também o seu nome a esta maravilhosa região verde, repleta de tradições e de uma grande riqueza histórica fundada nas suas vilas medievais, com castelos e mosteiros tradicionais, sendo grande parte deles classificados como monumentos nacionais.

Esta região viu nascer o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, na cidade de Guimarães, durante o século XII, cidade essa que viria a ser considerada em 2001 pela UNESCO Património Mundial, face ao seu magnifico centro histórico.

Guimarães:


A cidade de Guimarães é umas das cidades históricas mais importantes de Portugal, carregando consigo o estandarte da nação e viu ainda nascer o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

Guimarães alberga alguns dos acontecimentos históricos e políticos mais importantes, que levaram à independência e ao nascimento de uma nova Nação.

Classificada pela UNESCO como Património da Humanidade em 2001 e mais tarde, em 2012, considerada Capital Europeia da Cultura, Guimarães é um exemplo perfeito da transformação de uma cidade medieval numa cidade hodierna, conseguindo juntar numa harmonia perfeita toda a sua história e consequente preservação do seu património, com o dinamismo e a evolução que é característico das cidades modernas.


Braga:


Fundada pelos romanos no ano 27 a.C. como Bracara Augusta, a cidade de Braga tem mais de 2000 anos de História. Situada no Norte de Portugal, Braga é uma cidade em constante desenvolvimento, crescimento e expansão.

Detentora de um vasto património religioso, como são testemunhos a Sé Catedral, considerada uma das mais antigas de Portugal construída no séc. XI e onde se encontram os túmulos de Henrique de Borgonha, conde de Portugal e sua esposa, Teresa de Leão, pais de D. Afonso Henriques, bem como, esplendoroso Santuário do Bom Jesus cuja sua construção remonta ao início do século XIV e onde uma longa escadaria nos leva por entre capelas e fontes ao encontro da sua majestosa Igreja rodeada de belíssimos jardins.


Barcelos:


Cidade famosa e reconhecida pela sua feira de cerâmicas e artesanato, bem como, pela lenda do galo de Barcelos, um galo colorido que se tornou um símbolo nacional, Barcelos é detentora de um vasto património arquitetónico onde se destacam a Ponte de Barcelos, o Templo do Senhor do Bom Jesus da Cruz, a sua Igreja Matriz que data do século XII e onde se pode apreciar lindíssimos azulejos do século XVIII, as ruínas do Palácio dos Duques de Bragança e o Pelourinho de estilo gótico e que terá sido construído nos princípios do século XV.


Viana do Castelo:


Situada na foz do rio Lima, Viana do Castelo tem orgulho da sua história de exploração marítima e de ter sido um dos principais portos durante a época dos descobrimentos portugueses.

Dominada pela sua imponente colina, onde no topo podemos visitar um dos principais monumentos da cidade, o Santuário de Santa Luzia, de estilo neogótico e bizantino, construído no início do séc. XV, Viana do Castelo convida-nos também a visitar e admirar de igual modo a sua Igreja Matriz/Sé, a Igreja de Santa Cruz na Praça da República, a Fonte alegórica e as casas da Carreira com fachada de estilo manuelino.

Para além da sua história e cultura a cidade de Viana do Castelo oferece a todos os que a visitam a oportunidade de experimentar os distintivos sabores da gastronomia portuguesa, acompanhados pelo seu excelente vinho verde.


Ponte de Lima:


Situada no Vale do Lima, Ponte de Lima é uma vila portuguesa caracterizada pela sua arquitetura medieval e renascentista, bem como pela sua beleza natural e riqueza gastronómica.

Banhada pelo rio Lima, esta charmosa e antiga vila de Portugal, vê a génese do seu nome ligada à sua histórica ponte de origem romana, que teve um papel fundamental nas lutas travadas contra os Mouros, pela independência do condado Portucalense.

Referência obrigatória em roteiros, guias e mapas, não só pela sua história mas também pelas suas gentes, Ponte de lima é ainda um ponto importante de passagem de peregrinos que rumam a Santiago de Compostela.


Outros Tours

Porto

Douro

Centro